sexta-feira, 12 de junho de 2009

BRECHERET

Victor Brecheret (Farnese, 22 de fevereiro de 1894São Paulo, 17de dezembro de 1955).
Foi um escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do país. É responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Sua figura ficou marcada pela boina que costumava vestir, ressaltando uma imagem tradicional do "artista.
Nascido "Vittorio Brecheret" numa pequena localidade não distante de
Roma, filho de Augusto Brecheret e Paolina Nanni, sua mãe faleceu quando ele tinha apenas seis anos de idade. Foi abrigado pela família do tio materno, Enrico Nanni, e com sua família imigrou para o Brasil ainda na infância.
Ainda moço freqüentou as aulas de entalhe em gesso e mármore do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, onde mais tarde viria a utilizar o atelier e seus aprendizes para moldar suas obras. Amadureceu estudando na Europa, onde entrou em contato com as vanguardas artísticas que ocorriam nas décadas de 1910 e 20. Trabalhou com o escultor italiano Arturo Dazzi, sendo influenciado pela estética de pós-impressionistas como Ivan Mestrovic, croata, e os franceses Auguste Rodin e Émile-Antoine Bourdelle.
Liga-se a Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia
quando volta ao Brasil e com eles participa da introdução do pensamento vanguardista no Brasil.
Participou da
Semana de Arte Moderna de 1922, expondo vinte esculturas no saguão e nos corredores do Teatro Municipal de São Paulo
. A partir daí mantém paralelamente uma carreira na Europa e em seu país. Expõe no Salão dos independentes de Paris e funda a Sociedade Pró Arte Moderna.




Nenhum comentário:

Postar um comentário